O Segredo da Liberdade: A Lição de Masaharu Taniguchi Sobre o Apego
Você já sentiu que, quanto mais você se agarra a algo – seja dinheiro, um relacionamento ou até mesmo uma ideia –, mais medo você tem de perdê-lo? Essa ansiedade, essa tensão constante, é um dos maiores ladrões da nossa paz interior.E se a verdadeira liberdade não estivesse em ter mais, mas em se apegar menos? Esta é a sabedoria libertadora que nos foi deixada por Masaharu Taniguchi, o fundador da filosofia Seicho-No-Ie.
AO SE APEGAR A ALGO,VOCÊ SERÁ POR ELE TOLHIDO.
Se você se apegar ao dinheiro, vai se tornar escravo dele e terá medo de perde-lo. Se tiver apego pelo corpo carnal,você se transformará em escravo dele e receará perde-lo. Medos e receios surgem quando se tem apego a algo. O meio de conquistar a liberdade consiste em eliminar o apego.
A Reflexão: Apego vs. Amor ✍️
A lição de Taniguchi é um convite para distinguirmos o amor do apego. Amar algo ou alguém é querer o seu bem, é apreciar a sua presença. Apegar-se é querer possuir, controlar, por medo da perda.O apego nasce do medo e da escassez. O amor nasce da confiança e da abundância. A “faxina mental” que nos liberta não é deixar de amar as coisas, mas sim limpar o medo de as perder. É entender que a nossa segurança não vem do que temos, mas de quem somos.Ao praticar o desapego, você não se torna indiferente; pelo contrário, você se torna livre para amar e desfrutar de tudo de forma mais plena, sem o peso da ansiedade.
➡️ A luta contra o apego começa na mente. Se você busca ferramentas para gerenciar os pensamentos de medo e escassez, conheça o nosso Guia Prático “A Raiz Oculta dos Pensamentos Intrusivos”.




