Pular para o conteúdo principal

Ganesha: Desvende os Mistérios do Deus Removedor de Obstáculos 🐘✨



"Ganesha nos convida a trilhar o caminho da sabedoria e a superar todos os obstáculos que se apresentam em nossa jornada."


Ganesha, o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus, te convida a desvendar seus mistérios e a conectar-se com a sabedoria ancestral da Índia! 🙏 Presente nas portas dos templos e casas, Ganesha protege as entradas e remove todos os obstáculos, sendo o protetor de todos os seres e o Deus do conhecimento. Mas quem é Ganesha e qual o significado por trás de sua imagem? 

🤔 Prepare-se para uma jornada fascinante!


 Ganesha: O Deus Que Transcende Obstáculos e Ilumina o Conhecimento 🌟


Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Sua figura revela um significado profundo, que vamos desdobrar para você! 

Ao compreender a simbologia de Ganesha, você poderá aplicar seus ensinamentos em sua vida e superar desafios com mais sabedoria e confiança. 💪

A Origem de Ganesha: Uma História de Amor, Coragem e Transformação 💖


Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Shiva, o Deus criador do Yoga, raramente visitava sua esposa Parvati. Os Puranas contam que Shiva e Parvati abraçados são a representação do Tantra, e que a relação sexual durava milênios, mas Shiva não ejaculava, tinha completo domínio (Vama Tantra), assim Shiva não tinha filhos.

Parvati, desejando ter seu próprio filho e guardião, retirou de si o material e deu vida a Ganesha, que se tornou o guardião de seus aposentos. Um dia, Shiva chegou e Ganesha bloqueou sua entrada. Shiva ordenou que seus guardas lutassem, mas Ganesha venceu todo o seu exército. Shiva, então, lutou até decapitar Ganesha.

Parvati, inconsolável, reivindicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho. Shiva, por sua vez, ordenou que seu exército fosse para o norte e trouxesse a primeira cabeça de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabeça de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele. Parvati exigiu que Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais. Assim, Ganesha passou a ser filho também de Shiva e se tornou um Deus.


O Significado da Origem de Ganesha: Uma Jornada de Autodescoberta 🙏


Como todas as lendas, a história de Ganesha encerra um significado maior. Ganesha tem um corpo físico “criado” por Parvati, símbolo da matéria perecível, ou seja, que é humano. Ele não conhece o pai - Shiva, a realidade Suprema. Quando Parvati solicita sua proteção, ele a obedece incondicionalmente (cuida a matéria, é apegado a ela).

Quando seu pai chega, luta com ele (não quer perder a individualidade) não o reconhece, mas luta com bravura, quer cumprir o seu dever. O pai admira sua coragem, mas não podendo deixá-lo vencer, corta a sua cabeça (ego, mente, arrogância) e ele morre. Parvati zangada com a morte do filho mostra a matéria não querendo perder seu “nome e forma”.

Shiva coloca uma nova cabeça no filho que renasce pelas mãos de Shiva, nasce do supremo. Parvati ficando contente com as promessas de Shiva de que seu filho será reverenciado no início de todos os rituais e cerimônias e, antes de qualquer empreendimento mostra que a perda da individualidade é o ganho do absoluto, da plenitude.

O sábio vence todos os desafios, luta com bravura, remove todos os obstáculos e depois morre, perde a cabeça para ganhar uma nova dada por Shiva, o absoluto.


A Simbologia de Ganesha: Desvendando os Segredos do Deus Elefante 🌟


A imagem de **Ganesha** está repleta de simbolismos que nos ensinam valiosas lições sobre a vida e o autoconhecimento. Vamos explorar alguns dos principais símbolos:


 **A Enorme Cabeça de Elefante:** Indica sua capacidade intelectual e a dedicação ao estudo das escrituras. Ganesha é o Sábio.

*   **O Vibhuti e o Tridente na Fronte:** Indicam que Ganesha é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, e que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.

 **As Enormes Orelhas e a Cabeça de Elefante:** Representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam” (escutar o ensinamento) e “Mananam” (refletir sobre ele).

*   **A Tromba:** Representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya (o eterno e ilimitado) e Anitya (o não eterno).

*   **Uma das Presas Quebrada:** Representa a equanimidade, a capacidade de superar os pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza, etc.).

 **A Barriga Enorme:** Representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado.

*   **O Ratinho aos Seus Pés:** Simboliza o Ego e seus desejos, que estão sob total controle do Sábio.

*   **Não Olhar Para a Lua no Dia de Ganesha:** A lua representa o ignorante rindo do sábio. Esta imagem representa o Sábio tentando passar sua sabedoria infinita através de seus equipamentos finitos (corpo e mente).


Os Quatro Braços de Ganesha: A Ação para Destruir os Obstáculos 💪


Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos:


*   **A Mão Superior Direita (Machadinha):** Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo, elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranquila e possibilitar o conhecimento.

*   **A Mão Superior Esquerda (Laço ou Lotus):** Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja, no Eu absoluto. O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.

*   **A Mão Inferior Direita (Abhãya Mudrã):** Estra mudrã abençoa com prosperidade e destemor. Frequentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente.

 **A Mão Inferior Esquerda (Modaka):** Oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e autoconhecimento.


 Conecte-se com a Sabedoria de Ganesha e Transforme Sua Vida! ✨

Ganesha nos convida a transcender nossos medos, a superar nossos desafios e a trilhar um caminho de autoconhecimento e realização. Que a energia de Ganesha ilumine sua jornada e te guie em direção a um futuro próspero e feliz! 🙏

"E você, o que achou deste mergulho no universo de Ganesha? 

🙏 Compartilhe suas impressões nos comentários abaixo!

 ✨ Qual aspecto da história ou da simbologia de Ganesha mais te tocou? 

💖 Sua participação é muito importante para nós


Nossas Redes Sociais!

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do Bem-Estar nas Coisas Simples: Um Spa de Pés para a Alma 🌸

Em um mundo acelerado, onde tudo parece exigir nosso tempo e atenção, parar para um momento de autocuidado é um ato poderoso.  É como dizer ao Universo: “Eu sou importante, eu me amo” . Porque, ao cuidarmos de nós mesmos, não estamos apenas atendendo às necessidades do corpo, mas também registrando nosso valor e nossa importância. 💖 Naquela sexta-feira, eu queria desfrutar de um momento em que eu sentisse a minha importância e o amor por mim mesma. Entre tantas responsabilidades, decidir que merecia um tempo de paz e conexão.  Um simples spa de pés seria meu refúgio; mas não poderia ser em qualquer lugar; Tinha que encontrar algo que tivesse conexão com o meu desejo. E como o Universo sempre conspira ao nosso favor. Encontrei!!! Ao entrar naquele ambiente sereno, senti a energia mudando: a meia-luz, o perfume delicado das velas aromatizadas e o som suave da música representava um convite  à tranquilidade . Era um lugar que me acolhia e me lembrava da importância de ...

💔 A Surpresa que Despertou a Família: Uma Reflexão Além do Natal e da Rotina ✨

"Assim como na história do vídeo, a união familiar é capaz de superar qualquer distância ou obstáculo. Esta imagem representa a alegria do reencontro, o poder do amor e a importância da presença daqueles que amamos. Que esta cena nos inspire a priorizar os nossos laços familiares e a cultivar momentos de alegria e afeto ao longo de todo o ano." Você já se viu em meio à correria do dia a dia, sentindo-se distante daqueles que mais ama, mesmo estando conectado virtualmente pelas redes sociais? Um vídeo emocionante, compartilhado como mensagem de Natal , nos apresenta uma história impactante que nos convida à reflexão : a de um pai que, diante da ausência dos filhos nas festas de fim de ano, decide simular a própria morte para reunir a família . Uma estratégia drástica, sim, mas que nos faz questionar nossas prioridades e nos alerta sobre a importância de valorizarmos o que realmente importa em nossos relacionamentos e na nossa própria jornada humana. 👪 A Família em Primeir...

Pai Nosso - por Lauro Trevisan

A Oração ensinada por Jesus Jesus passava muitas vezes noites inteiras a orar e a meditar. Um dia ele ensinou uma oração. Antes de tudo, ensinou como se deve orar. E começou por dizer que de nada adianta orar para se exibir; para mostrar que é religioso; que é melhor do que os outros; para ser admirado e prestigiado; para ser valorizado. Orar com esta intenção é ignorância total.  Disse ele : “ quando orardes, não procedais como os hipócritas que gostam de se exibir nos santuários e nas esquinas das ruas, orando para serem vistos pela gente. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Neste caso a oração não ia além de uma encenação. Rezar com esta finalidade é uma perda de tempo. Também, ensinou o mestre : “Não faleis muito quando orais, como o fazem os que cuidam ser atendidos pelo muito palavreado. Não os imiteis.”

Visualizações de página do mês passado