Há inúmeros fatos que demonstram a capacidade humana de accionar uma fantástica força estranha e misteriosa através da mente.
Jesus, por exemplo, acalmou, com a sua palavra, as águas revoltas do Mar da Galileia: as ondas serenaram e os ventos amainaram.
Moisés abriu as águas do Mar Vermelho para que o seu povo passasse a pés enxutos; Josué fez parar o sol para que seu exército conquistasse Jericó durante o dia; o profeta Elias fez chover e deixar de chover, segundo a sua palavra.
Tenho lido muitos fatos de pessoas que, pela fé, suportaram frios insuportáveis, as águas gélidas do oceano, dias perdidos em montanhas, sem alimento.
POSSÍVEL EXPLICAÇÃO
Querer explicar o fenômeno da força desencadeada pela fé parece uma façanha transcendental.
Faz-me lembrar aquela vez em que uma senhora pediu ao inventor Thomas Alva Edison para que lhe explicasse a eletricidade. Respondeu Edison:
«A eletricidade não se explica, minha senhora, usa-se.»
O que importa é usar a força da fé. Ela existe, tem sido empregada por Jesus e por outras pessoas.
Uma explicação plausível vem do facto de que o ser humano tem origem divina. É filho de Deus, feito à imagem e semelhança divina. Dentro da sua dimensão finita, tem capacidade criadora divina.
Deus criou o universo, com as suas galáxias, estrelas, planetas, sol.
Criou a Terra, com as suas montanhas, oceanos, rios, florestas, vales, rochas, praias, vulcões, terramotos, ventos, nuvens, chuvas, calor, gelos polares, desertos.
Depois, criou seres humanos, da sua própria espécie, para continuarem a obra da criação do mundo.
A simples análise dessas descrições da Bíblia fazem concluir que o ser humano é ser divino, com capacidade e poderes divinos. Em segundo lugar, que esses poderes divinos transcendem a dimensão natural e, por isso mesmo, tomam-no superior às forças e energias da natureza, portanto com possibilidade de acuar sobre qualquer estágio da natureza e da matéria, inclusive remover montanhas.
COMO PODEM AS MONTANHAS SER REMOVIDAS
Hoje, ninguém duvida de que a palavra e a fé podem remover montanhas de forma natural.
Por exemplo, um governante pode dar ordem para que se remova uma montanha. Para cumprirem a sua ordem, milhares de pessoas, com tratores, bombas, explosivos, maquinaria, engenharia, conseguirão transportar a montanha. Se não houvesse a palavra de ordem, a montanha jamais seria deslocada.
Seja como for, ninguém porá em dúvida que aquela montanha foi lançada ao mar pela determinação da palavra. Até por esse tipo de consideração, o ensinamento de Jesus não é tão impossível quanto parece.
PODER SEM AÇÃO NADA É
Deus sempre foi o Poder Infinito, no entanto o mundo foi criado por ele há pouco tempo. Você tem poder, mas não é pelo simples facto de ter poder que os seus projetos acontecem.
Todas as pessoas do planeta têm poder, mas isso não basta. Há aquelas que não sabem que têm poder; outras sabem que têm poder mas não sabem usá-lo; ainda outras conhecem a existência do próprio poder e não querem usá-lo. O poder não é a ação. Nem a materialização.
Todo o trator tem força, mas se não for accionado, não moverá uma palha. O avião tem poder de voar, mas não sairá do chão se essa força permanecer adormecida. Poder não é ação. Sem ação não há materialização.
A PALAVRA ACIONA O PODER
Se não é o poder que move montanhas, o que é? É a palavra determinada para mover montanhas.
Deus é o Poder Infinito, mas o mundo só foi feito quando ele disse: FAÇA-SE.
A palavra é a ação divina todo-poderosa.
Veja como começa o evangelho de João:
«No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. A Palavra estava com Deus no princípio. Por ela foram feitas todas as coisas; e nada do que foi feito, foi feito sem ela.» (Jo. 1, 1-5).
Paulo escreveu aos hebreus:
«Foi pela fé que compreendemos que os mundos foram formados pela palavra de Deus.» (Hb. 11, 3).
O princípio criador do mundo foi a palavra.
A energia criadora do universo foi desencadeada pela palavra. O poder divino manifestou-se pela palavra. A palavra divina é una com Deus. Deus é a sua palavra. O ser humano também é a sua palavra.
O poder criador de uma pessoa é exercido pela sua palavra. A palavra contém a energia, a substância e a forma. Tire o dom da palavra ao ser humano e nada acontecerá na sua vida.