Pular para o conteúdo principal

🌟 Ano da Transformação 2025 🌟

Transforme sua vida em 2025 com o nosso eBook exclusivo! Faça uma contribuição mínima de R$ 10,00 ou um valor maior, usando a chave Pix abaixo, e receba o guia completo para sua jornada de transformação.

📧 Chave Pix: descobrindopoderes@gmail.com

Após realizar a contribuição, envie o comprovante para o nosso e-mail: descobrindopoderes@gmail.com. Assim que confirmarmos o pagamento, você receberá o acesso ao eBook no seu e-mail.

Danças Circulares Sagradas


Origem

O círculo é uma forma geométrica perfeita, onde todos os pontos estão à mesma distância de seu centro. Socialmente, estar em roda simboliza esta fraternidade, esta igualdade e a sensação de pertinência em algo que só passa a existir se houver a colaboração de várias pessoas. As culturas antigas, ligadas à natureza, já faziam da roda o ambiente ideal para atuar socialmente, fosse conversando e ensinando em volta de uma fogueira, fosse praticando rituais em grupo, fosse dançando. Dançar é uma forma de expressão da natureza humana e sempre esteve presente no dia a dia de nossos ancestrais, integrando seu dia a dia, significando festas, guerras, nascimentos e mortes. Sendo assim, podemos dizer que a origem das danças circulares é a própria origem antropológica do homem.

Conceito

As Danças Circulares Sagradas, criadas pelo bailarino e coreógrafo alemão Bernhard Wosien, estão baseadas nas danças folclóricas de cada povo e buscam integração e autoconhecimento. Para Bernhard, dançar em grupo "é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas". 
Um conceito notadamente religioso pode ser atribuído às Danças da Paz Universal, movimento criado pelo mestre sufi - Murshid Samuel Lewis, que acreditava que “a verdadeira religião deve ser prática e expressar a profunda unidade que se encontra por trás de todas as tradições”. As músicas são buscadas nas tradições religiosas mais antigas.
Histórico 
Em meados da década de 70, Bernhard Wosien foi convidado à visitar Findhorn, uma comunidade alternativa escocesa que ficou conhecida na década de 60 pelo plantio de repolhos gigantes e que tinha se tornado uma referência em cursos voltados para o desenvolvimento humano. Lá ele compartilhou as danças de roda que vivenciou e coreografou, inspirado nas danças folclóricas por ele pesquisadas, principalmente na tradição folclórica alemã. Em 1976, Wosien criou o movimento intitulado Danças Circulares Sagradas.
Na mesma época, na América do Norte, o mestre sufi Murshid Samuel Lewis, ou sufi Sam como ficou conhecido, iniciava o movimento que mais tarde foi denominado “Danças da Paz Universal”. Com o mestre sufi Azrat Inayat Khan, Lewis aprendeu que a mensagem espiritual, mais do que por intermédio das palavras, pode ser difundida através da música e do som.
No Brasil, Renata Carvalho Lima Ramos tem sido uma das grandes entusiastas e divulgadoras das danças circulares. Em 1991, tendo criado o Triom - Centro de Estudos, Livraria e Editora, foi participar de um workshop na Comunidade de Findhorn e passou a divulgar e ampliar os horizontes da dança circular no país.

Formas de atuação

Na roda nos percebermos iguais aos outros, necessários à execução de um projeto comum, em paz e harmonia com os demais. Desta forma, muitas vezes a dança circular é chamada de um tipo de meditação ativa. Nas Danças Circulares Sagradas, o tema é coletado do folclore e geralmente tocado em um aparelho de som, mas a presença de músicos pode trazer ainda mais brilho à experiência e os passos são ensinados por um facilitador. Nas Danças da Paz Universal, os participantes cantam e dançam a música trazida pelo facilitador, temas tirados das diversas religiões do mundo.

Benefícios

As danças circulares promovem uma experiência de aprendizado. Favorecem a percepção de si mesmo e do outro através da integração, da comunicação e da flexibilidade que o desafio de participar de uma dança conjunta exige de todos. Cada participante é convidado a rever os seus próprios passos, ao entrar em contacto com seu esquema corporal, suas facilidades e dificuldades, suas reações e posturas diante de novos desafios. Cada nova dança motiva o participante a valorizar o trabalho em equipe e compartilhar suas limitações e seus talentos, percebendo e respeitando o espaço da roda, de si mesmo e do outro. Convidado a se adaptar a ritmos e estilos diferentes, amplia seu repertório de movimentos e seus conhecimentos sobre a cultura da humanidade. 

Ref. Bibliográficas

Danças circulares: dançando o caminho sagrado Anna Barton. Organização: Renata Carvalho Lima Ramos. Tradução: Márcia Schubert. São Paulo: Triom, 2006. 

História da dança no Ocidente Paul Bourcier Tradução Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Autor: Kátias de Arantes Leite 
Formada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi.
Artigos Hemeroteca

Acervo Bibliográfico

Vídeo - Dança Circular Sagrada

Nossas Redes Sociais!

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do Bem-Estar nas Coisas Simples: Um Spa de Pés para a Alma 🌸

Em um mundo acelerado, onde tudo parece exigir nosso tempo e atenção, parar para um momento de autocuidado é um ato poderoso.  É como dizer ao Universo: “Eu sou importante, eu me amo” . Porque, ao cuidarmos de nós mesmos, não estamos apenas atendendo às necessidades do corpo, mas também registrando nosso valor e nossa importância. 💖 Naquela sexta-feira, eu queria desfrutar de um momento em que eu sentisse a minha importância e o amor por mim mesma. Entre tantas responsabilidades, decidir que merecia um tempo de paz e conexão.  Um simples spa de pés seria meu refúgio; mas não poderia ser em qualquer lugar; Tinha que encontrar algo que tivesse conexão com o meu desejo. E como o Universo sempre conspira ao nosso favor. Encontrei!!! Ao entrar naquele ambiente sereno, senti a energia mudando: a meia-luz, o perfume delicado das velas aromatizadas e o som suave da música representava um convite  à tranquilidade . Era um lugar que me acolhia e me lembrava da importância de ...

Pai Nosso - por Lauro Trevisan

A Oração ensinada por Jesus Jesus passava muitas vezes noites inteiras a orar e a meditar. Um dia ele ensinou uma oração. Antes de tudo, ensinou como se deve orar. E começou por dizer que de nada adianta orar para se exibir; para mostrar que é religioso; que é melhor do que os outros; para ser admirado e prestigiado; para ser valorizado. Orar com esta intenção é ignorância total.  Disse ele : “ quando orardes, não procedais como os hipócritas que gostam de se exibir nos santuários e nas esquinas das ruas, orando para serem vistos pela gente. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Neste caso a oração não ia além de uma encenação. Rezar com esta finalidade é uma perda de tempo. Também, ensinou o mestre : “Não faleis muito quando orais, como o fazem os que cuidam ser atendidos pelo muito palavreado. Não os imiteis.”

Árvore de Natal da Lagoa - Rio de Janeiro: Um Espetáculo de Luzes e Magia 🎄✨

  O Rio de Janeiro é conhecido por sua beleza natural e por ser um dos destinos mais vibrantes do Brasil. Durante o Natal , a cidade se transforma ainda mais, especialmente na Lagoa Rodrigo de Freitas , onde se encontra a Árvore de Natal flutuante mais famosa do Brasil – e uma das maiores do mundo 🌟. Com uma altura impressionante de 70 metros , essa árvore gigante é uma verdadeira obra de arte luminosa 💡. Ela é montada no meio da Lagoa , flutuando sobre uma plataforma, e se torna o ponto central de uma das maiores festas natalinas da cidade 🎉. A cada ano, a árvore ganha novas cores, formas e designs, encantando moradores e turistas com seu brilho e magia. O espetáculo de luzes que envolve a árvore é uma das atrações principais de Natal.. Dezenas de milhares de lâmpadas iluminam a noite carioca, criando uma atmosfera de encanto que atrai milhares de visitantes ✨. Além disso, a árvore é decorada com temas natalinos e, em algumas edições, é acompanhada de shows de fogos de...

Visualizações de página do mês passado